Powered By Blogger

domingo, 8 de abril de 2012

Muros separatista, separam o mundo!

Apesar de constrangedor eles dividem o mundo por questões econômicas, migrações, invasões (...)

Muralha da China 
Se, no passado, a sua função foi essencialmente de defender os imperadores chineses, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.

O muro da Cisjordânia 


É uma barreira física que está sendo construída pelo Estado de Israel, passando em torno e por dentro dos territórios Palestinos ocupados. A maior parte dele é composta por cercas de metal, mas, nas zonas em que foram instaladas barreiras de concreto, o muro chega a ter 8 metros de altura e 3 metros de largura. Os israelenses afirmam que a construção conseguiu diminuir o número de atentados palestinos dentro de Israel. Por outro lado, os palestinos após a construção, ficaram mais isolados do mundo.

México - Estados Unidos
Wikimedia Commmons

A fronteira entre o México e os EUA, dividida geograficamente pelo Rio Grande, é uma das regiões mais vigiadas do mundo. Muitos poderiam imaginar que a razão desta atenção é alguma guerra ou conflito violento entre os dois países. Nada disso.

Não bastasse a barreira física formada pelo rio que delimita a fronteira, um enorme muro foi erguido pelas autoridades americanas. A grande preocupação americana é a entrada de imigrantes ilegais no país.

Marrocos - EspanhaWikimedia Commmons

Para evitar uma entrada descontrolada de imigrantes ilegais na Europa, os espanhóis se viram obrigados a construir uma barreira física que impedisse a livre circulação de marroquinos nesta região. Deste então, cerca de 20 km de muros e cercas foram erguidos na duas cidades-território (Celta e Melilla).

O muro de Berlim 
Wikimedia Commmons
O muro de Berlim, na Alemanha, foi um dos mais simbólicos do século 20.
A construção dividiu não só a capital alemã, como também o país inteiro: de um lado ficou a Alemanha Oriental, sob a influência direta da URSS (União Soviética, atual Rússia); do outro, a Alemanha Ocidental, sob a influência norte-americana. Esta divisão marcou o período conhecido como Guerra Fria, em que o mundo estava bipolarizado entre as esferas de influência socialista (URSS) e capitalista (EUA). Dentro de Berlim a construção chegou a ter 162 km e 4 metros de altura. No resto do país, um complexo de cercas eletrificadas e barreiras militares se estendeu por mais de 1.300 km. Mais de 130 alemães morreram tentando atravessar o muro de Berlim.

Em 1989, a pressão popular fez o Muro de Berlim vir abaixo, marcando o fim da Guerra Fria. Mesmo com o declínio da URSS, que culminou no ressurgimento da Rússia em 1991, todos que viveram na Alemanha dividida concordam que todos perderam durante este período (1961-1989) de divisão. Com a queda, famílias se reuniram e imagens emocionantes que rodaram o mundo.Após este aprendizado, muitos acreditavam que os muros seriam ultrapassados, mas alguns governos ainda insistem nestas polêmicas barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.